top of page
Comer peixe e marisco é um risco para a minha saúde?
Como fico exposto ao mercúrio?

O mercúrio é libertado para o ar como resultado de vários processos industriais como a inceneração, especialmente do carvão, e a mineração. Depois de circular no ar, o mercúrio vai assentar na água, onde pode ser convertido a metilmercúrio por certos microrganismos. O metilmercúrio (composto altamente tóxico para fetos e crianças) irá contaminar peixe e marisco. Outras fontes de exposição ao mercúrio são os termómetros, medidores de pressão e amálgamas dentárias

A EPA e a FDA aconselham as mulheres grávidas ou lactentes sobre a quantidade de certos tipos de peixe e marisco que estas devem comer de modo a reduzir o risco de exposição do feto a metilmercúrio. Uma quantidade de metilmercúrio até 1,6 µg/kg pesado por semana evita o risco de neurotoxicidade para o feto. Nos adultos, o dobro desta quantidade pode ser consumida sem risco de efeitos neurotóxicos. O peixe é um constituinte muito importante da diete e, por isso, não deve ser excluído da mesma.

Durante décadas, o material utilizado pelos dentistas para restaurar cavidades tratava-se de amálgamas dentárias constituídas por cerca de 50% de mercúrio. Apesar de ser considerado um método seguro, o facto de que a amálgama poderá libertar pequenas quantidades de mercúrio em vapor que será absorvido pelo paciente, tem levado à procura de alternativas mais seguras.

 

Por si só, a presença de mercúrio no termómetro não é prejudicial. O principal risco surge devido à grande probabilidade de estes se partirem e libertarem o mercúrio do seu interior que contaminará as pessoas em contacto e que frequentam esse ambiente. As crianças são as principais causadoras destes acidentes mas não são a única fonte. O facto de rejeitarem os termómetros para o lixo comum leva a contaminações de locais públicos. Estes devem ser sempre rejeitados para os locais apropiados. Assim, é aconselhada a utilização de alternativas mais seguras sem mercúrio.

 

O que fazer em caso de derramamento de mercúrio? Veja.

Porque tenho mercúrio nos dentes?
Corro riscos ao usar termómetros?

Comunicação de risco

 

O mercúrio é um composto altamente tóxico para a saúde humana. Este composto pode existir sob três diferentes formas: mercúrio metálico (ou elementar), mercúrio orgânico e mercúrio inorgânico. Estas formas possuem diferente toxicidade e efeitos na saúde humana. 

Os sintomas resultantes da exposição a mercúrio são diversos e dependem do tipo, forma e duração da exposição. 

 

Ver sintomas.

 

Consulte o seu médico se acredita que foi exposto a mercúrio.

Quais são os sintomas?

É necessário atuar de uma forma preventiva para reduzir os riscos da sociedade em geral face à exposição a mercúrio. Assim, existe uma série de normas que devem ser cumpridas de forma a diminuir a contaminação de mercúrio no ambiente.

 

Veja.

Como reduzir a minha exposição ao mercúrio?

[13]

Mercúrio

Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando  Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP

 

http://remiao.wix.com/toxicologia

remiao@ff.up.pt - Prof. Fernando Remião

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Gomes (nº 090601053), Ana Isabel Gomes (nº 090601059) e Juliana Ribeiro (nº090601145),  estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto,  declaram  ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido,  confirmamos  que NÃO  incorremos  em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais  declaramos  que todas as frases que retiramos  de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 28 de Maio de 2014

 

Trabalho  realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) - Portugal.

 

 

bottom of page