top of page

Mercúrio Metálico

 

O mercúrio metálico ou elementar encontra-se líquido à temperatura ambiente e tem a capacidade de  estabelecer fortes ligações com outros metais, como o ouro e a prata, dando origem a amálgamas.

 

O mercúrio quando se encontra nesta forma tem menor toxicidade relativamente ao mercúrio orgânico e inorgânico. No entanto, quando se encontra no estado gasoso é rapidamente  absorvido pelos pulmões podendo causar danos.

 

Nesta forma, o mercúrio não se encontra ligado a outro composto, tendo assim a capacidade de permanecer na atmosfera durante muito tempo. Na atmosfera pode sofrer oxidação dando origem a compostos inorgânicos.

 

Apesar de não ser um bom condutor de calor, o mercúrio elementar é considerado um óptimo condutor de electricidade sendo utilizado em materiais elétricos.

 

O mercúrio está presente nos termómetros. Para além disso, a sua utilização vai desde minas à medicina, devido à facilidade de formação de amálgamas quando combinado com outros metais. Estas amálgamas são amplamente utilizadas na medicina dentária.

Mercúrio

Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando  Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP

 

http://remiao.wix.com/toxicologia

remiao@ff.up.pt - Prof. Fernando Remião

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Gomes (nº 090601053), Ana Isabel Gomes (nº 090601059) e Juliana Ribeiro (nº090601145),  estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto,  declaram  ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido,  confirmamos  que NÃO  incorremos  em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais  declaramos  que todas as frases que retiramos  de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 28 de Maio de 2014

 

Trabalho  realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) - Portugal.

 

 

bottom of page