top of page

Cuidados de Saúde

 

Descargas de mercúrio para o ambiente resultam do uso de termómetros, de medidores da pressão arterial e da incineração de resíduos hospitalares. Os serviços médicos são responsáveis por cerca de 5% do mercúrio libertado na água.

 

A amálgama dentária é uma possível fonte de exposição ao mercúrio, uma vez que 50% da sua constituição corresponde a este elemento. É libertada sob a forma de vapor, iões ou partículas finas, que podem ser inaladas ou ingeridas. Apesar de não terem sido provados efeitos nefastos para a saúde, o uso de amálgama dentária tem experimentado um declínio ao longo dos anos. Pode representar um risco para os dentistas e leva à libertação de mercúrio para a atmosfera durante a cremação.

 

O Timerosal contém 49,6% de etilmercúrio, tem sido usado como conservante de vacinas desde os anos 30 do século passado. Uma vez que o etilmercúrio não se acumula no organismo e é ativamente excretado pelo intestino, o risco para a saúde da sua exposição é baixo. Surgiram preocupações em 1999 relativas à acumulação de mercúrio no processo de imunização infantil. Em 2006 a OMS concluiu que não existiam razoes para alterar as práticas actuais.

 

[10]

bottom of page